Comentários

(8)
Edgar Herzmann, Advogado
Edgar Herzmann
Comentário · há 9 anos
2
0
Edgar Herzmann, Advogado
Edgar Herzmann
Comentário · há 10 anos
Caro Airton Barros, muito boa a sua explanação.

Por mais que Freud não acreditasse num princípio gerador absoluto (como você diz), ele deixou, ao menos, uma teoria mais humanizada da criminalidade. Teoria esta que é estudada nos bancos das Universidades, pois a teoria psicanalítica do crime é estudada com base na teoria freudiana (pelo menos na maior parte).

O viés traçado por Freud acerca do comportamento criminoso foi melhorado ao longo dos anos por diversos psicanalistas, como aqueles que citei no texto. O que nos faz crer que a sua teoria, de certa forma, sofreu uma evolução nas mãos das teorias mais "avançadas".

Freud foi o pai da psicanálise, e não é por isso que a sua doutrina é insubstituível, imutável, etc. Pelo contrário, ele deu o conta-pé inicial, deixando para os seus discípulos e não-discípulos a tarefa de aprimorar a sua teoria. Isso é inegável.

Não sou adepto, na totalidade, das ideias de Freud, pelo contrário, acredito apenas em alguns pontos da sua tese que, inclusive, foi confirmada por outros psicanalistas mais "evoluídos".

O conceito de Freud acerca da alma humana não faz parte do meu acervo. Nesse ponto sou adepto da teoria de Carl Gustav Jung, o qual foi discípulo de Freud por um bom tempo.

Outro ponto que não aceito (e concordo com você) é a teoria da interpretação dos sonhos. Jung explica e nos dá uma resposta muito melhor sobre isso, diferente de Freud. Todavia, admiro e respeito muito aqueles que acreditam nessa teoria. Inclusive, não podemos esquecer que o marco inicial da psicanálise foi a publicação da interpretação dos sonhos.

Portanto, não devemos deixar de dar créditos à Freud pelo seu legado, independentemente de aderirmos ou não a sua teoria. Afinal de contas, toda a teoria que temos hoje a respeito, na sua essência, partiu dele.

Voltando ao assunto da criminalidade, essa é apenas uma teoria a respeito do comportamento do homem, derivada de um posicionamento, outras tantas existem. E é para isso que serve a diversidade das ideias: para refletir, adaptar e melhorar os conceitos.

Abraços.
1
0
Edgar Herzmann, Advogado
Edgar Herzmann
Comentário · há 10 anos
0
0
Edgar Herzmann, Advogado
Edgar Herzmann
Comentário · há 10 anos
1
0
Novo no Jusbrasil?
Ative gratuitamente seu perfil e junte-se a pessoas que querem entender seus direitos e deveres

Outros advogados em Florianópolis (SC)

Carregando